quinta-feira, 24 de julho de 2008

IV FANTASPOA



A quarta edição do Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre - ocorrerá entre os dias 28 de Julho e 10 de Agosto e irá contar com diversas mostras, entre elas uma mostra Retrospectiva Japonesa (com cinco longa metragens), que será exibida na Sala Eduardo Hirtz, da Casa de Cultura Mário Quintana, com entrada franca; e a Mostra de filmes espanhóis Vampiros, Demonios y Siniestros (com nove longa metragens), que será exibida no Cine Santander, do Santander Cultural.Para a próxima semana estão agendadas as divulgações da Mostra Competitiva de Longa-Metragens em Animações (que irá contar com 11 diferentes filmes), da Mostra de Documentários (14 filmes) e da Mostra de Curta-Metragens (que exibirá 230 curtas entre nacionais e internacionais, em mostras competitivas e informativas).Por fim, na semana do dia 14 de julho, serão divulgados os títulos presentes na Mostra Competitiva de Longa-Metragens Internacional (42 filmes) e na Mostra de Longas Brasileiros Convidados.
Em 2005, entre um grupo de amigos que integravam a diretoria do Clube de Cinema de Porto Alegre, surgiu a idéia de promover um festival na cidade de Porto Alegre dedicado ao gênero fantástico (ficção científica, fantasia e horror), ainda inédito no Brasil.
O grupo apresentou o projeto para duas instituições responsáveis por salas de cinema de Porto Alegre, que aceitaram realizar o festival. Em conjunto com o Clube de Cinema de Porto Alegre, o evento que, naquela época, foi denominado "I Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre".
A cada ano, o evento cresce em importância e aumenta o interesse do público espectador em torno de sua programação dinâmica, atraindo uma grande atenção da mídia e provocando inserções em diversos veículos de comunicação, tais como jornais, revistas, rádio, tv e internet.
No primeiro ano, foram exibidos 15 filmes, em 6 dias, para um público de 800 espectadores. Em 2006, houve a incorporação da terceira sala de cinema e a realização de uma mostra competitiva de curtas e cursos. Nessa edição, foi feita uma homenagem especial ao mestre brasileiro, José Mojica Marins, o conhecido Zé do Caixão, com a apresentação de uma retrospectiva da obra do cineasta, tendo contado com a presença da filha do diretor – Liz Vamp –, que recebeu a homenagem representando o diretor, que trabalhava no seu mais novo filme. Foram exibidos 20 longas e 12 curtas ao longo de 6 dias. O público foi de 1.500 espectadores.
No ano de 2007, o Festival passou a ter um nome mais atrativo: FANTASPOA. Foi o ano do salto quantitativo e qualitativo do festival. Foi realizada a primeira mostra competitiva internacional de curtas de cinema fantástico no Brasil. A edição recebeu filmes de mais de 30 diferentes países. Foram exibidos 30 longas e 22 curtas em 10 dias nas três salas de cinema. O público foi de 2.800 espectadores, muitos vindos do interior e de outros estados, organizados em caravanas.
O sucesso provocou a expectativa de uma maior atratividade na quarta edição do festival, em 2008, na qual será exibida a primeira competição de longa-metragens, em sua grande maioria inéditos no Brasil, na América Latina, e até mesmo no mundo.


Retirado do site:http://www.fantaspoa.com/

4 comentários:

V!nn! disse...

Uma coisa tao boa, tinha que acontecer tão longe daqui rsrs

Bom post, parabéns!

Abraço!

M i c h e l e disse...

aahh poxa se fosse no Rio eu ia vei amo cinema, filme de ficção, terror essas parada eu me amarro \o>
...Zé do caixão e o cara meu avó era clone HIHI ai ai massa o post

bjo ^^

Aura Sacra Fames disse...

O cinema sempre foi um mecanismo de contestação da sociedade vigente, por isso deve ser incentivado com feiras como essa que acontecerá aí em Porto Alegre, pois além de ser um retrato de uma época, serve para mostrar ao grande público as mudanças que devem ocorrer.

Abraços
aurasacrafames.blogspot.com
revolusofia.blogspot.com

Anônimo disse...

É uma pena não ter aqui :/

beijos :*